A desratização é necessária para eliminar ratos, quando eles já estão presentes no local. Se há suspeita de que eles andam por aí, não se pode esperar para contatar uma empresa especializada.
Deixar o tempo passar fará aumentar o problema e os riscos à saúde. É muito importante lembrar que os ratos aparecem mais durante a noite, ou seja, quando a maioria das pessoas está dormindo.
Assim, você não saberá quando há uma infestação, até que ela já tenha se instalado. E os ratos passam pelos locais com suas patas e corpos sujos, deixando microrganismos prejudiciais por todo canto.
Por isso, fique atento aos sinais e, caso note alguns deles, aja rápido para proteger a sua família!
Sinais que indicam a presença de ratos
Muito importante para se proteger dos roedores, é aprender a identificar quando eles estão presentes e quando a desratização é necessária. Por isso, fique atento se você observar os seguintes sinais na sua casa:
- Ranhuras nos armários onde a comida fica, ou na despensa
- Aparecimento de mau cheiro no ambiente, indicando a presença de um bicho que passou por esgotos
- Manchas de gordura pelo chão, deixadas pelo corpo dos roedores
- Embalagens roídas, ou comidas mordidas
- Sacos de lixo rasgados
- Barulho estranho provocado pela pata do animal, que pode acontecer no telhado
Todos esses sinais mostram que há ratos rondando a sua casa. Por isso, se eles aparecerem, é preciso contatar uma empresa especializada. Tudo isso será percebido na manhã do outro dia, depois que o rato passar pelo local.
Entretanto, se você notar a presença de um rato durante o dia, o problema já ficou mais sério e, mesmo que você não saiba onde, já se instalou um ninho de ratos, provocando uma infestação.
Nesses casos, não há outra opção, a não ser a desratização, para manter a sua família protegida.
Dicas de proteção
Supondo que você ainda não conviva com ratos na sua casa e queira saber como impedi-los de chegar até ela. Nesse caso, é preciso adotar medidas preventivas, para mantê-los afastados. São algumas delas:
Proteger ralos
Muitas vezes os ratos chegam até as casas pelos ralos, por isso, é muito importante mantê-los vedados. Mesmo que você ache que não tem espaço para que eles passem por ali, acreditem, tem. Assim, é muito importante, além de se preocupar em fechar toda a casa à noite, não esquecer de colocar uma telinha, ou fechar os ralos da sua casa.
Cuidar na hora de guardar alimentos
Os alimentos, assim como são fontes de comida para os humanos, o são para os ratos. Portanto, é preciso cuidar para que eles não fiquem expostos de nenhuma maneira. Se os roedores sentirem seu cheiro, irão até eles.
Assim, o ideal é fechar tudo em potes herméticos, inclusive aqueles industrializados, como macarrão, arroz e feijão. E não deixar nada espalhado pela casa, como frutas em cima da mesa, por exemplo.
Manter a limpeza da casa
Ratos não gostam de ambientes limpos, isso é um fato. Eles não encontram, em locais limpos, meios para fazer seus ninhos, nem para se alimentar. Por isso, é muito importante fazer a sua parte e manter a limpeza do local em dia!
Fechar entradas do forro
O forro costuma ter pequenos vazamentos, por onde essas pragas urbanas acabam entrando. Assim, é preciso ficar atento a eles e fechá-los, caso note algum espaço por onde os roedores possam passar.
Não deixar ração de pets à vontade
Por fim, a nossa última dica para se prevenir contra a presença dos roedores é guardar a ração dos pets na hora de dormir. Isso porque os ratos também encontrarão alimento nela.
E se nada disso funcionar, é imprescindível chamar a uma empresa de desratização especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, para solucionar o problema!